quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Como persuadir?

Com tudo isto, para que a coisa funcione tenho que arranjar outras maneiras de os persuadir a fazer o que é suposto.

(imagem retirada da internet)
Arranjar formas alternativas é um desafio à imaginação, pode demorar um bocadinho mais do que demoraria uma mãe daquelas que sabem mandar como deve ser, mas não mais do que quando eu me passo dos carretos (e é muito menos desgastante!).

Haja disponibilidade (de tempo e de cabeça)...

Tenho tentado várias abordagens e há algumas que têm funcionado melhor. Não dou garantias que funcione com os vossos... muitas vezes nem funciona com os meus... ;-)

Cá vai:
- Dar-lhes conversa, explicando com muitos detalhes porque é que é importante fazer o que eu estou a dizer. Ele principalmente distrai-se com a conversa, muda de registo e é capaz de se deixar levar (isso ou simplesmente percebeu a importância da coisa... sabe-se lá!);
- Se no meio da conversa disser umas graças também ajuda a mudar de registo...
- Prometer beijinhos (foi o que resultou para ele se ir sentar na cadeira dele no outro dia);
- Criar qualquer coisa de atrativo para chamar a atenção e dar vontade de fazer o que se pretende (como usar duas pastas de dentes de cores diferentes - azul e laranja)
- Usar chantagem q.b. (Queres que a mamã se zangue? A mamã quando se zanga grita muito, não grita?)
- Perguntar-lhes o que fariam eles se fossem os filhos deles a ter esse comportamento (aí normalmente são apanhados na curva porque eles como "pais" são incrivelmente mais autoritários do que eu!)

E vocês, como é que fazem? Como é que fizeram convosco?

4 comentários:

  1. Olá :)
    Respondendo ao teu comentário: Ora aí está uma bela pergunta... Ainda estou a ponderar se coloco ou não o apelido dele!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Quanto a isso, posso-te dizer que eu mantive o meu nome. Não me iria conseguir habituar a ter outro nome ao fim de 29 anos...
      Ao fim de 8 anos, não me arrependi da decisão, mas esta é uma questão muito pessoal...
      Beijinhos

      Eliminar
  2. No meu caso, o que me foi aplicado... era simples e eficaz. Olhar ameaçador!

    ResponderEliminar
  3. Está visto que a tua mãe é do estilo firme... daquelas que sabem mandar como deve ser! ;-)

    ResponderEliminar