terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Bullying #2

Antes de mais, deixem-me dizer que (hoje) não houve problema nenhum... porque quem de direito fez o que tinha a fazer:

A E* contou à mãe o que se tinha passado.
A mãe da E* ligou para a coordenadora da escola para expor o assunto (e mais não sei...)
A coordenadora manteve o miúdo problemático no edifício (não foi ao recreio no intervalo)

Calimero
Não sei se é a melhor abordagem, mas eu teria feito exatamente o mesmo, fosse eu a menina, a mãe ou a coordenadora.

Confesso que tenho alguma dificuldade em lidar com este problema (aliás, sempre tive).
Nunca sofri de bullying, mas havia às vezes alguns desacatos/ ameaças, fosse o que fosse... o que é certo é que eu era uma caguinchas e se tinha medo ia fazer queixinhas à professora. Recordo-me como se fosse hoje da resposta que ganhava todas as vezes:

Professora: Se te bateu, bate-lhe também!

Ora, obrigadinha! Se eu não tivesse medo de lhe bater não estava aqui a fazer queixinhas, pois não? (obviamente que isto era um pensamento, que o respeitinho é bom e faz falta...)

Na verdade a professora estava a procurar ensinar-me a defender-me sozinha (e provavelmente tinha mais o que fazer...)

 Este assunto dá pano para mangas... amanhã continuamos.

4 comentários:

  1. O Bullying não é um assunto nada fácil! Acho que todos nós, alguma vez na vida, já fomos alvo disto, embora de uma maneira soft!

    ResponderEliminar
  2. Deviam era dar um estalo ao mal criado que tenta chatear os outros.

    ResponderEliminar