quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Homenagem

Este blogue serve para partilhar com o mundo o que me vai na alma...
Hoje vai servir também para homenagear (modestamente) um amigo que já não está entre nós... o Padre Augusto do Ó de Brito.

Foi durante 20 anos o pároco daquela que continua a ser a "minha" paróquia (S. Bartolomeu de Messines, no Algarve). Escusado será dizer que foi o padre que me casou e batizou a minha filha...

Sempre se aproximou dos jovens e teve a coragem de levar um autocarro cheio de adolescentes numa viagem de 15 dias pela Europa, que para mim foi memorável... (foi em 1994, tinha eu 18 anos). Calcorreámos "tudo", desde Espanha, França, Mónaco, Suíça, Itália... A maior parte das noites fizemos campismo, noutras vezes ficámos em espaços paroquiais, visitámos santuários, monumentos... foi muito bom!

Ao longo destes 20 anos, foi incansável na recuperação do património da paróquia, muito do qual estava quase em ruína: Igreja Matriz, Capela de Nossa Senhora da Saúde, Capela de Sant'Ana, Capela de S. Sebastião, Capela de S. Pedro, Casa Paroquial (pelo menos...)

Não era perfeito... tinha muita dificuldade em conter as palavras quando estava desiludido... mas por outro lado tinha um sorriso contagiante...
Morreu na noite depois da habitual festa (com almoço partilhado) de aniversário da sua Ordenação no dia de N.ª Sr.ª da Conceição (8 de Dezembro). Apesar dos graves problemas de saúde que tinha (diabetes) ninguém contava que fosse uma despedida...

Padre Augusto do Ó de Brito
Ficará para sempre na nossa memória.
 
 
 

2 comentários:

  1. Homenagear os heróis próximos de nós é algo muito nobre! Já diz o Antoine Saint Exupèry: "Aqueles que passam por nós não vão sós, deixam um pouco de si, levam um pouco de nós."

    ResponderEliminar