Mostrar mensagens com a etiqueta Mães. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Mães. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Update em notícias boas - bebé na família

(imagem retirada da internet)
Agora é que me apercebi que ainda não vos dei uma ótima notícia... (não quis anunciar logo e entretanto o tempo voou!)

Vamos ter um bebé na família! O meu primeiro sobrinho-neto (filho da minha sobrinha mais velha, que é quase da minha idade)

É um menino e está previsto para Dezembro.

Se sair à mãe vai ser parecido com esta fofura...



segunda-feira, 4 de maio de 2015

Teorias da conspiração

(imagem retirada da internet)
Adoro as teorias da conspiração a respeito do parto da duquesa de Cambridge!
Há russos(as) que são geniais... (aqui)

Parabéns para ela e para o staff que a acompanha... tudo gente profissional!

E mais... acho que todas as mulheres/ mães deviam fazer o mesmo.

Nas fotografias que tenho no primeiro dia (quem diz dia, diz semana...) com os meus filhos recém-nascidos estou desgrenhada, de camisa de noite e pantufas... tá mal!

E vocês?

A propósito, aproveito para partilhar convosco um aspecto importante na preparação das coisas para a maternidade... é deixar já preparada num saco a roupa para vestirem quando saírem (o equivalente ao vestido de florzinhas e sapatos de salto da Kate)... isto porque se tiverem um marido como o meu, quando lhe pedirem para não se esquecer de trazer roupa para vestirem à saída, pode acontecer que ele se lembre de levar aquele saquinho que está ali mesmo a jeito, sim, aquele que VEIO da maternidade, com a roupa que levavam vestida quando deram entrada!
O que é maravilhoso, como calculam... as calças de ganga de grávida a escorrer pela barriga abaixo... um must!

domingo, 19 de abril de 2015

Nova receita de chantilly!

... é a brincar!

Já partilhei convosco algumas das minhas preocupações com a alimentação dos miúdos...

Ela não gosta de leite, por isso ando sempre a inventar maneiras alternativas para que tome o cálcio necessário ao crescimento.

Batido de leite de côco com morangos
Ele adora leite, é pior que um bezerro! Ao pequeno-almoço bebe normalmente uma caneca de leite seguida de uma taça de cereais com mais leite...
Sabendo que o leite não é a melhor coisa do mundo, faço questão que ele aprenda a gostar de outros sabores desde pequeno, para que não lhe custe um dia deixar de beber leite se assim o entender(mos)...

Descobri uma maneira de agradar aos dois!
Batido de leite de côco com morangos (preferencialmente, mas com outra fruta também funciona)

O leite de côco simples não os convence, mas com a fruta adoram!
Nota: tem cálcio adicionado

Dizem inventei a receita do chantilly!

:-)



sábado, 18 de abril de 2015

Parentalidade Positiva #1

Eu moro numa terra pequena mas há cá de tudo!
Hoje fui a um workshop sobre Parentalidade Positiva organizado pela Associação de Pais das escolas do 1º ciclo.

Muito bom!

Eu, como todas as mães (e pais) que conheço, esforço-me por dar o meu melhor nesta coisa de educar crianças. O que faço é de forma espontânea, nunca tive "lições" (e a falta que elas fazem!). Com isto quero dizer que esta não é a minha área de formação: educação, psicologia ou qualquer coisa no género. Confesso que acho os conceitos um bocadinho difíceis de distinguir (como já partilhei aqui)

Por isso é que não perco oportunidades como esta, para aprender um bocadinho mais sobre o tema e aprender algumas dicas.

Vou partilhar convosco algumas coisas que aprendi... (não foram expostas desta forma, é interpretação minha, por isso vale o que vale!)

A diferença entre castigo e consequência está em primeiro lugar no timing.

O "castigo" acontece como um facto consumado depois de um mau comportamento:
"Não vieste quando a mamã chamou, agora vais ter que te calçar sozinho!"
Não sei se reconhecem esta situação... :-)

Em modo "consequência" a conversa teria sido feita antecipadamente (preferencialmente fazendo-o repetir ele próprio para interiorizar). Desta forma a criança faz uma escolha (informada!):

"Vem cá calçar os ténis.
(...)
Vens ter com a mamã para te ajudar a calçar os ténis ou vais ter que os calçar sozinho"

Faz sentido ou não faz?



terça-feira, 24 de março de 2015

Lavar as mãos

Cá vai um truque fantástico para os pôr na mesa sem engonhar... (normalmente eles demoram a "ouvir"...)

Eu: Já estou a pôr a sopa na mesa! Quem se despachar rápido a lavar as mãos e vir para a mesa come uma concha, quem engonhar come duas!!!

Isso é que é vê-los correr!

terça-feira, 17 de março de 2015

Não!

Continuando a conversa...

Eu já consegui identificar onde está o meu problema...

Imaginem:
Eles querem qualquer coisa que não pode ser ...
Eu digo que não.
Eles insistem quinhentas vezes... porquê? Mas e isto... e mais aquilo... Posso? Posso? Posso?
Eu não gosto de os ignorar, por isso, respondo quinhentas vezes que não, por isto e por aquilo e blá, blá, blá...
Nesta altura há duas hipóteses:
1. Eles argumentaram bem (acontece) e eu já estou farta de os ouvir e... está bem!
2. Ouço e explico até à exaustão até que me salta a tampa e mando dois pares de berros...

O que é que eu faço para evitar isto?
Tenho que evitar o mais possível falar! (eu explico demais...)
Desta maneira não corro o risco de eles me darem a volta com a conversa e por outro lado também não me desgasto...

O que é que eu me lembrei? (ideia mirabolante)
Fiz um cartaz gigante com a palavra "NÃO" e colei-o na porta de um armário (no interior).
Quando eles pedem aquilo que eu já disse que não, a ideia é levá-los pela mão até ao armário para verem a resposta novamente.
Ao fim de uma série de viagens, o D* até lá foi por uma orelha (meio a sério, meio a brincar, que ele não sabia se havia de rir ou chorar...) mas consegui que ele se fartasse antes de mim... ele já nem podia ver o cartaz!

As voltas que eu tenho que dar...

segunda-feira, 16 de março de 2015

Mudança do regime político cá de casa...

Esta história de educar filhos não me está a correr tão bem como eu tinha idealizado...

Como já vos expliquei, (a partir daqui) imaginava que tinha as qualidades necessárias para ser uma boa mãe e consequentemente os meus filhos iriam obedecer-me, obviamente!
Já admiti que não tenho tudo o que é preciso, porque decididamente que não é comigo que eles aprendem a respeitar a autoridade... (qual autoridade?!?!)

(imagem retirada da internet)
O facto de eu perceber isto ajudou-me a reduzir o stress que a desobediência deles me provocava... Decidi que tinha que conseguir que eles fizessem o que é suposto recorrendo a outras técnicas de persuasão, e tem funcionado qb... só falha numa coisa (obviamente!):
Desta maneira eles fazem as coisas que devem, mas fazem porque querem! de alguma forma eu orientei-os nesse sentido, mas eles não sabem obedecer só porque sim... Porque eu estou a dizer!!!

A consequência imediata disto é a tal falta do respeitinho, que é muito bom e eu (também) gosto!
Tenho que dar a volta a isto porque senão, daqui a uns anos não faço rigorosamente nada deles...

Vou dar mais um passo... há que alterar o regime político cá de casa... um bocadinho menos de democracia e um bocadinho mais de ditadura!

Estou mesmo a esforçar-me por ser mais rija...

Amanhã conto mais...

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Ser pequenino... quem se lembra? #3

O que eu me tenho lembrado de quando era pequenina e ficava doente (coisa que acontecia com frequência...)
Ficava literalmente de cama. Se estivesse capaz disso, lia, de outra maneira dormia ou ficava para ali a resmungar que estava farta e não queria estar doente!
(imagem retirada da internet)
Quando precisava de alguma coisa: copo de água, rebuçados para a tosse, fazer xixi... gritava pela minha mãe... às vezes tinha que berrar bastante porque ela estava a trabalhar na mercearia (que era dentro da nossa casa) e não me ouvia logo.

Agora é parecido...
Cama, era bom, era...
Berrar, sim! Mas é com os meus filhos! Que nem quando estão doentes deixam de ter as pilhas no máximo (só com febre acima dos 39ºC!)
Se precisar de alguma coisa vou buscar... e se eles precisarem, também!

Chiça, que uma mãe, nem doente pode ficar...
Essa é mesmo a maior mudança na nossa vida... deixa de ser só "receber" e passa a ser "dar" a qualquer hora do dia ou da noite... faça chuva ou faça sol... literalmente na saúde e na doença...
(há alturas em que apetecia TANTO estar do outro lado novamente!)

Quero a minha mãe!

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Munita!

(imagem retirada da internet)
Os meus filhos são muito mimosos, os dois.

Aqui ficam algumas mimices do D*, desta vez:

D*: Mãe, és munita!
Mas ficavas mais munita se pintasses as unhas e o cabelo e a testa e...

(sem comentários...
ou será que ele me está a dizer para usar maquilhagem?)



D*: És a coisa mais fofa, mais, de hoje!

De realçar que este último elogio pode ser dirigido a mim ou à Nina, a cadelinha dos avós, sem mudar uma vírgula... é tudo a mesma coisa! ;-)

sábado, 13 de dezembro de 2014

Concurso da mais fofa do mundo

(imagem retirada da internet)
Não há palavras para descrever como é bom ouvir conversas destas:

I*: Mamã, gosto tanto de ti... és tão fofa! Mesmo se eu tivesse 1001 mães continuava a preferir-te a ti...

Eu: És muito querida.

I*: Olha, se houvesse um concurso da mais fofa do mundo (eu não podia participar) eras tu que ficavas em primeiro lugar!

Eu: Mas só se tu não participasses!

I*: Sim, porque se eu participasse obviamente que ficava eu em primeiro lugar, mas tu ficavas logo a seguir!

sábado, 16 de agosto de 2014

O tempo é tão relativo...

O melhor exemplo de como o tempo é relativo e pensar que quando éramos crianças/ adolescentes achávamos que quem tinha 30 anos era velho...  e agora que já lá estamos (quase a sair deles...) subimos a fasquia lá para os 70 e muito provavelmente quando lá chegarmos, velhos vão ser os de 90! É inevitável...

(imagem retirada da internet)
Apercebi-me agora que com os filhos o princípio é semelhante...

Lembro-me de achar que a I* já era crescida quando engravidei do irmão (ela tinha quase 3 anos), mas já era muito independente, tinha conversas muito "adultas", já não era bebé! De todo!
Entretanto, nestes dias andei a rever uns vídeos dessa altura...como é que é possível?!? Ela era tão bebezinha! Era só bochechinhas, falava pelos cotovelos mas pronunciava as palavras à bebé! Como é que eu pude achá-la crescida? Crescida é ela agora...

Lá veio o sentimento de culpa... tenho feito muito menos vídeos do irmão (o clássico drama do irmão mais novo...) e ele agora, que já tem 4 anos já está crescido... já não é assim bebezinho como ela era...

OK... Déjà-vu... calculo que daqui por uns anos vou ver os vídeos de agora (já fiz mais uns quantos) e vou achar que ele nesta altura era tão bebezinho...

Não vos acontece o mesmo?

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Amor de mãe...

Ontem passei o dia INTEIRO numa perfeita demonstração do que é o amor de mãe... é catar aqueles bichinhos simpáticos (e seus descendentes) que têm muita afinidade com o cabelo das crianças... Sabem?

(imagem retirada da internet)
Nunca tínhamos tido tantas visitas... (foi a segunda vez que apareceram cá por casa...)
Já há uns dias que ela coçava a cabeça, mas pensámos em tudo, menos no óbvio: alergia ao champô, não enxaguar bem o cabelo, calor... isso!

Não pude deixar de recordar quando eu estava no papel inverso (o de filha)... como é a vida... agora estou no lugar da minha mãe! Lembro-me da preocupação e do carinho dela a cuidar de mim e agora dou por mim a fazer exatamente o mesmo...

Dica #1:
O primeiro sítio onde se procura é na "cova do ladrão", que é a zona da nuca, mais em especial por detrás das orelhas. É tiro e queda!

Quando eu era pequena só havia um champô (que cheirava mal que eu sei lá... o Quitoso, lembram-se?) Agora, já há muito mais oferta... ontem usámos o STOP piolhos, que diz que os mata por asfixia, não tem inseticida (desde que morram...)

Depois conto se foi mesmo eficaz (se me lembrar...)

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Ritual na hora de dormir #2

Continuando o ritual na hora de ir para a cama... (iniciei aqui)

Depois da oração e dos beijinhos vai cada um para a sua cama para a Canção de embalar...

(imagem retirada da internet)
Inventei as canções nos primeiros dias de vida deles ao pô-los a dormir. Foi exatamente a primeira coisa que me veio à cabeça, não mudei uma vírgula. Agora que penso nisso, as canções são mesmo reveladoras do que me ia na alma...

Canção dela:
I*, beebé (a canção foi dirigida a ela)
Vamos fazer um óo, vamos fechar o olhinho e fazer um óozinho... (o objectivo era sossegar e adormecer)

Canção dele:
Meu bebé, meu bebezinho (a canção começou por ser para mim... nesta altura eu já sabia o bem que sabe aquele bocadinho de céu que é embalar um filho bebé nos braços, e lembro-me de pensar que tinha que aproveitá-lo bem em bebé porque o tempo passa tão rápido e parecia-me que com ela não tinha apreciado o suficiente... cresceu que foi um instante!)
Meu amoor pequenino (sim, porque entretanto nesta fase também tinha outro amor maiorzinho)
D*, meu docinho, vamos fazer um óozinho... (entretanto lembrei-me que a canção era suposto ser para ele, para o adormecer)

Vendo bem, pelas circunstâncias da vida, as canções ficaram um bocadinho desiguais... mas o amor que elas representam é imensurável, infinito para os dois!

domingo, 4 de maio de 2014

Eu sou a mãe!

Uma das brincadeiras do dia de hoje (olha que adequado...) foi brincar aos pais e às mães.

Ela aproveitou a oportunidade para se passear com umas sandálias de salto alto da mamã (já posso dizer que no último ano, usou-as ela mais do que eu!)


Vocês lembram-se de ter a mesma brincadeira? Quem bom que era! Eu brincava com os sapatos altos da minha irmã - a minha mãe usava um saltinho médio, no máximo. A minha irmã, que tem mais 19 anos do que eu, é que tinha uns sapatos de salto bem alto. Obviamente que eram esses os meus preferidos (eram azuis escuros com uns apontamentos em branco, parece que estou a vê-los...)

Na altura, era giríssimo brincar às mães...
Agora, que sou mãe, é melhor ainda! Cansa é mais... ;-)

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Trocar ideias...

No seguimento da conversa que estamos a ter aqui, em que eu admito que estou com falta de ideias para as lembrancinhas que os aniversariantes oferecem aos amiguinhos convidados...

Fazemos assim, eu partilho a última ideia boa que tive, que foi no aniversário dele no ano passado, na festinha da escola (que este ano foi o primeiro que convidou amigos para casa)

Ora então, o tema escolhido era o "Mickey"

Pin do Mickey para os meninos e gancho da Minnie para as meninas
 
O pin colocado no botão do bibe
O pin na verdade não é pin nenhum. Não tem pico (não posso mostrar por trás porque não tirei foto)
Tem daquele elástico para ajustar a roupa dos miúdos com casas para os botões, sabem?
Cortei um bocadinho (com uma casa) e cosi o elástico em cima e em baixo. Depois foi só colocar no botão do bibe! Resultou muito bem.

Fica o desafio... ideias precisam-se!

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Pediatrices

Gosto muito da pediatra dos meus filhos (especialmente agora que quase não a vejo... têm sido só consultas de rotina!)

(imagem retirada da internet)
Como todas as mães (digo eu!) filtro aquilo que ela me diz e aplico aquilo que me faz sentido (dentro dos limites do razoável, obviamente...).

Por exemplo:
Obedecemos à questão de não os colocar numa posição absolutamente vertical antes dos 6 meses de idade (ofereceram-me um marsúpio, mas à conta disso, não o usei vez nenhuma...)

Não obedeci naquela história de a acordar de propósito para comer quando ela tinha um ou dois meses e já dormia umas boas 5 a 6 horas de seguida durante a noite... (para quê estragar o que funciona?)

Com ela tive muito mais cuidados com a roupa, usei os detergentes de bebé durante um monte de tempo, andar sempre com a fralda de pano atrás para ela não estar em contacto com tecidos de fibras sintéticas, etc. uma trabalheira que no fim de contas não fez falta nenhuma!
Com ele, deixei-me rapidamente disso... e deu asneira porque ela não é alérgica a coisa nenhuma mas afinal ele é!

Não podemos acertar todas...

E vocês, mamãs? Qual é a vossa política?

domingo, 20 de outubro de 2013

Mães #9

Na continuação deste post cá fica mais outra:

(imagem retirada da internet)




(imagem retirada da internet)
"Aos olhos de sua mãe, qualquer escaravelho é uma gazela."

Provérbio marroquino

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Mães #8

Na continuação deste post cá fica mais outra:

(imagem retirada da internet)

"Uma mãe compreende o que um filho não diz."

Provérbio judaico


Um pequeno exemplo disso:

Lembro-me de, em pequena, tentar disfarçar a vontade de fazer xixi (provavelmente porque queria continuar a brincar...), mas a minha mãe era impressionante... topava-me à légua!
Parece que lia pensamentos... ;-)



sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Mães #7

Na continuação deste post cá fica mais outra:


(imagem retirada da internet)
"Uma mãe desiste de tudo, cancela tudo, pede ou faz favores, atira uma camisa de dormir para dentro de um saco e está contigo tão depressa que faria um recordista pestanejar. Quando e onde precisamos dela."

Charlotte Gray,  n.1937





 

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Mães #6

Na continuação deste post cá fica mais uma:


"A minha mãe é como uma árvore de fruto alta, porque é forte, alta e grande.
A minha mãe é como a manhã, porque ela é como a luz do sol a aparecer.
A minha mãe é como uma manga, porque é doce e deliciosa.
A minha mãe é como a trovoada, porque, às vezes, ela está zangada comigo.
A minha mãe é como uma poltrona, porque é confortável e quentinha."

Tania Tsimaba Bueya, 8 anos

 
Tão fofinha...
Esta miúda sabe escrever... aposto que quando for grande vai ter um blogue!