Mostrar mensagens com a etiqueta Ela. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Ela. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Coitadinhos dos ratos

Tenho muita coisa importante para escrever, mas isso é capaz de levar um bocadinho mais de tempo...

Antes de mais, só para fechar o post anterior - acreditem ou não, mas a Câmara corrigiu o problema uma semana depois!


Agora, deixem-me só contar uma história maravilhosa da I* (antes que me esqueça!)

I*: Mas porque é que matam os ratos? Coitadinhos... são animaizinhos...

Pai: I*, tu sabias que a Peste Negra, que matou milhares de pessoas há umas centenas de anos foi transmitida pelos RATOS?

I*: Mas isso é guardar rancores! Coitadinhos dos ratos...


terça-feira, 27 de junho de 2017

Youtuber

Não me faltava mais nada...

Agora a I* quer ter uma conta no Youtube!

I*:  Vá lá, mamã,vá lá... as minhas amigas vão ter...

Eu: Não quero saber nada disso.

[continuar da ladainha...]

I*: Mamã, sabes que se ganha dinheiro no Youtube? Mamã, eu estou na miséria! Só tenho 5 euros... preciso ganhar dinheiro!!!

Isso...


quinta-feira, 15 de junho de 2017

Lista de prendas de anos

A I* faz anos em Setembro, mas não há como planear com antecedência...

Dizia ela:

I*: Fazemos assim... eu escolho duas coisas para pôr na minha lista e vocês escolhem uma delas para me oferecerem nos anos!

Eu: OK, parece-me bem.

I*: Eu quero um computador portátil... ou então...
      ... uma viagem de ida e volta a Marte!

Isso...

:-)



quinta-feira, 1 de junho de 2017

Farta de estudar

A I* está a acabar o 5ºano, e tem sido um "desafio" fazê-la estudar alguma coisa...

Este é um diálogo normal entre nós:

Eu: I*, vai estudar!

(ao fim de 15 minutos...)

I*: Já estudei.

Eu: O quê? Já estudaste TUDO?

I*: Já vi a matéria toda!

(em passo de corrida, diria eu!)


Não vale a pena! Na verdade ela até tem boas notas (mais coisa menos coisa, tem sido aluna de 4), não me vou chatear com isso...


Até chega a ter graça... no outro dia, antes do último teste:

Eu: I*, já estudaste?

I*: Mamã, eu fartei-me de estudar!!!

Eu: Foi?

I*: Eu não disse que estudei muito... mas fartei-me MESMO! Fiquei fartinha daquilo...

(fui a rir até chegar a casa...)

:-)


quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Pré-adolescência?

... é isso mesmo! A pré-adolescência instalou-se cá em casa...

Há semanas que desde que chegamos a casa à  não digo outra coisa senão:

Eu: Prepara a mochila para amanhã. Prepara a roupa.

Como calculam, cai sempre em saco roto... ignora completamente e põe-se a fazer tudo e mais alguma coisa (que é muito mais importante). Hoje pôs-se a experimentar vernizes (vermelho e azul) e a minha maquilhagem...como se pudesse usar!

Claro está que arrumar as coisas para o dia seguinte fica sempre para a última e escusado será dizer que atrasa a hora de ir para a cama.

Para ver se a ponho na linha, adotei uma nova regra:

Se não estiver na cama às 21:30 no dia seguinte não leva o telemóvel.

O que é que eu ganhei com isto? Hoje, nada. Foi um choradinho desgraçado, de fazer perder a paciência (que já não é muita...)

Amanhã há mais.
Há-de surtir efeito! Espero...


quarta-feira, 6 de julho de 2016

Joanete onde?!?!

(imagem retirada da internet)
Hoje, durante o fantástico jogo Portugal - País de Gales (meia-final do Euro 2016), a I* teve esta brilhante saída:

I*: Mamã, o Ronaldo tem um joanete no pescoço!!!

Ah! Ah! Ah!

Não é, mas lá que parece, parece!

Grande Cristiano Ronaldo!!!


terça-feira, 31 de maio de 2016

Dia dos irmãos

Para assinalar o dia dos irmãos, hoje, achei que fazia sentido alguma reflexão:

Eu: Hoje, cada um de nós vai dizer um motivo porque gosta do irmão.
(imagem retirada da internet)
(resolvi não ser demasiado ambiciosa...)

Ela: Eu gosto quando o mano não me chateia!

Eu: Não é assim! Tem que ser de forma positiva.

Ela: Eu, positivamente, gosto quando o mano não me chateia!

Ela: Ou melhor.. Para mim, é positivo quando o mano não me chateia!


Não há condições!

Haja esperança...



e já agora...
Beijinho grande para a minha irmã, que é a mais fofa do mundo!

terça-feira, 10 de maio de 2016

Cá fica o pedido de desculpas...

(imagem retirada da internet)
... à minha filha, pelos ralhetes que levou, há uns anos, por o volume da televisão estar demasiado alto.

Ela bem se tentava justificar:

I*: Mas, mas... não fui eu!

Pois, pois...

Espero que finalmente acabe este abuso (as televisões aumentarem o volume nos intervalos publicitários)


quarta-feira, 6 de abril de 2016

Linguagem de ginasta

A I* continua a gostar da ginástica acrobática e acabou de mudar para o nível 2.
Eu gosto um bocadinho menos, porque tenho medo que ela se aleije e fico em apneia quando a vejo a fazer os exercícios... ainda por cima chega a casa com os ombros todos pisados (literalmente!) - como já devem ter percebido ela é base. O problema é que a volante é pouco mais pequena do que ela...

No que diz respeito à linguagem, até já sei umas coisinhas, até porque a minha amiga/ comadre/ colega M* fez ginástica acrobática a sério. OK, confesso... na verdade sei muito pouco... se não, vejam só a conversa que tivemos ontem:

I*: Sabes que o nível 2 é muito difícil? Não sei se vou conseguir fazer o salto de mãos...

Eu: O que é o salto de mãos?

I*: Então...  é a aranha só que blá, blá, blá (não me lembro do resto)

Eu: O que é a aranha?

I*: A aranha é como o pino-ponte só que blá, blá, blá (não me lembro do resto)

Eu: O que é isso do pino-ponte?

Sabem o que eu percebi? Patavina...

Talvez seja melhor assim.


domingo, 6 de março de 2016

Será a genética assim tão forte?!?

Não me recordo se já aqui falei dos tiques/ manias da minha filha.

Tem vários, principalmente no que diz respeito aos pés.
Para além de não conseguir vestir as calças com as meias calçadas... a costura da meia ter que ser fina e ficar numa determinada posição... que só ela é que sabe.
Na compra de sapatos o requisito número um é que seja possível mexer os dedos dos pés! Se forem sabrinas têm que ser bastante "decotadas" e se forem sapatos fechados têm que ser espaçosos! De outra maneira ela não os usa.
Como resultado desta maravilhosa mania já cá tivemos desde palmilhas descoladas a literalmente rotas na zona dos dedos...

Com o D* não tem havido sarilho... mas verdade seja dita que anda sempre de ténis, bem à-vontade.
No outro dia fomos comprar uns novos e depois de escolhidos (serviam e eram giros) começa a descalçar-se e a queixar-se que tinha comichão nos dedos dos pés...

Nãaaao!!! Outro?
É que nem pensei duas vezes... esquece esses. Levamos outros, toca a escolher novamente.

Depois de me "queixar" ao pai, diz-me ele com toda a naturalidade:

Pai: Sim, eu também era assim. Tu não?

Eu: Não!!!!!


terça-feira, 1 de março de 2016

Viciadinhos de todo...

Já aqui expliquei que o D* é viciadinho no Gravity Falls.

(imagem retirada da internet)
O que eu não expliquei é que na verdade somos todos um bocadinho...

Isso é que foi ver-nos no fim-de-semana, a ver os episódios que faltam para o fim da temporada(no Disney Channel passam episódios novos a conta-gotas...)

Foram só 4 de seguida... e o jantar por fazer! (vá, lá... era sábado...)


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Viver no céu

Hoje ao jantar o D* começou a fazer perguntas sobre a vida depois da morte (como é habitual na idade dele). Foi então que se deu esta conversa mirabolante:

D*: Mamã, quando nós morremos, depois nascemos aqui na Terra outra vez? [todo esperançoso]

Eu: Não sei... ninguém pode ter a certeza... [a ver se não desata numa choradeira...] Mas acho que depois de morrermos vivemos no céu.

(imagem retirada da internet)
I*: E como será no céu? Se calhar quando morrermos vamos pensar: porque é que eu não morri mais cedo?!? Aqui no céu é muito melhor! Há telemóveis de 26 polegadas a 5 euros!!!

D*: E no céu podemos jogar no telemóvel?

I*: Sim. Mas só podes jogar jogos que já morreram... como o Tetris! :-)


terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Engonhadores profissionais

É o que os meus filhos são!

É que não vejo maneira de acelerar a coisa (o D* a não querer despachar-se para dormir)

Se lhe dou uma palmada, chora que se desunha e não é por isso que se mexe mais rápido...

Se tento dar-lhe a volta com conversa (vulgo, chantagem, etc e tal) levo uma eternidade até que ele me obedeça.

Pois...


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Paz!!!!!!

Hoje fiz uma pequena experiência, alterando as rotinas cá de casa...

Normalmente enquanto eu faço o jantar eles vêm televisão, jantamos e só depois do jantar tomam banho.

Porquê? Perguntam vocês... 

Porque quando eles ainda não tomavam banho sozinhos eu não tinha tempo para fazer as duas coisas (fazer jantar e dar banhos) antes da hora do jantar (20:00).
NOTA: O pai chega tarde e a más horas... não conto com ele antes do jantar.

Entretanto eles já tomam banho sozinhos, mas continuam a preferir tomar banho depois do jantar, e acho que a televisão tem alguma responsabilidade nisso...

Aparentemente não devia fazer diferença nenhuma... é apenas uma questão de ordem... mas o caso é que faz TODA a diferença!

Ora aqui vão as novas regras:
- Acabou-se a televisão antes do jantar. Obviamente que se fartaram de protestar (ainda no carro, porque foi a primeira coisa que lhes disse assim que os fui buscar à escola), mas expliquei calmamente que não lhes estava a pedir opinião e lá tiveram que se ir calando.
- Enquanto eu faço o jantar eles tomam banho e vestem o pijama (primeiro foi ela, e ele ficou a "ajudar-me" com o jantar. Depois foi ele enquanto ela pôs a mesa);
- Depois de jantarem podem ver televisão. Ela (e eu também) quer ver o Big Picture, que começa às 21:00 e ele quer ver pela milionésima vez uma gravação do Gravity Falls (demora 25 minutos). Como ele engonha mais a jantar, a regra é que é ele que vê televisão primeiro e só tem até às 21:00 - se engonhar muito a comer não vê nada! (hoje, como não engonhou, conseguiu ver o episódio inteiro);
- às 21:30 é para começar a despachar para dormir (ainda antes do Big Picture acabar). É hora do lanchinho da noite (um bocadinho de papa, que é mais mimo que outra coisa...), lavar os dentes, fazer xixi e ir para a cama.

Pelo meio, o D* fez aerossóis e lavei-lhe o nariz, consegui ler-lhe duas histórias durante o Big Picture, arrumei a cozinha e pus as máquinas a lavar (roupa e louça), preparei a roupa para o dia seguinte e as lancheiras. Às 22:00 estávamos a dizer a oração e depois de mais um miminho e  mais uma pergunta muito importante e mais não sei o quê... às 22:10 já estavam sossegados. Apesar de não ter cumprido o objetivo (às 22:00 já era para estarem a dormir...) o atraso até não foi nada por aí além e saliento que não houve uma birra (só no carro), não tive que me chatear, foi um sossego só!

Ainda não acredito que tenha sido assim tão fácil... algo me diz que isto não vai durar para sempre, mas hoje estou na mais santa Paz!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

E quando o feitiço se vira contra o feiticeiro?

... não tem graça nenhuma! (quando o feiticeiro sou eu...)

Ultimamente a palavrinha que mais lhes sai da boca quando lhes digo para fazer isto ou aquilo, é "Não!"
Seja para ir lavar as mãos, lavar os dentes, desligar a televisão, tomar banho... you name it!

Já começa a aborrecer... e não contive um desabafo:

Eu: Chiça, que não sabem dizer mais nada! É "Não" a toda a hora!!! Não quero ouvir mais isso!

A I* resolveu muito bem o problema... na próxima vez que a mandei tomar banho, levantou-se com um sorriso e foi abrir a porta do armário do "Não" (quem não se lembrar do que se trata, veja aqui)

Tive que me conter para não rir... olha a espertalhona!

:-)


quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Briga #17645423

Ontem portaram-se os dois miseravelmente... brigaram a sério, aleijaram-se e foi cada um chorar para a sua cama...

A minha vontade foi dar uma palmada em cada um, mas consegui conter-me. Não as dei, mas não consegui evitar "prometê-las":

Eu: Alguns meninos, por menos do que isso, já tinham levado duas palmadas!!!

Estava tão danada, que ainda acrescentei:

Eu: Duas palmadas ou duas bofetadas!!!

D*: Ah! Ah! Ah!

Eu: Estás a rir do quê?

D: Bofetada... (não conhecia a palavra)

Eu: D*, tu sabes o que é uma bofetada?

D*: Não, mas é giro...

Eu: Vê-se logo que nunca levaste nenhuma!

(na verdade, nem ele, nem eu, felizmente!)



segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Pilhas no mínimo e pilhas no máximo

A que se deve a ausência?

A I* tem estado doente, desde a semana passada - primeiro gripe, depois amigdalite.
A ver se amanhã já vai à escola novamente. Fica tão apagadinha, tadinha...

Em compensação, o D* tem andado com as pilhas no máximo! Tem sido uma guerra para convencê-lo a ir à escolinha quando a mana fica em casa... e na verdade tem ficado a maioria dos dias.

Hoje, dizia o pai, quando liguei a saber deles:

Pai: O D*, só para não ir à escola, dormiu até às 11 horas!!!

Saliento que isto é notável! Um verdadeiro record... pena que não acontece ao fim-de-semana!


sábado, 16 de janeiro de 2016

Viagens

Hoje, na conversa com a tia S*:

Tia S*: Então digam lá, onde é que vão este ano? Há dois anos foram aos Açores, o ano passado a Madrid... este ano é onde?

(imagem retirada da internet)
Eu: Ora aí está! Ainda não falámos sobre isso...

(olha que bela oportunidade!)

Eu: Digam lá, meninos, onde é que vocês querem ir?

I*: Caraíbas!

Eu: Menos... escolhe lá qualquer coisa mais perto, se faz favor. E tu, D*?

D*: Eu quero ir ao Espaço!

(Isso... muito mais perto!)

Ah! Ah! Ah!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Namorados

Hoje quando fui buscar a I* ao ATL, contava-me a auxiliar que já sabia quem era namorada do D*... diz que uma das meninas da sala, a A* estava a contar que namorava com o D* e com outro menino também...

E continuou em modo cusquice: (enquanto eu esperava que a I* aparecesse):

Auxiliar: Mas olhe que o pai dela é protestante. Parece que a menina não vem à escola nos dias que se celebram santos ou quando fazem trabalhos do Natal... blá, blá, blá... também é um bocado de exagero, não acha?

Eu: Pois, são opções. (a rematar ali a conversa... entretanto a I* tinha chegado)

Ao sairmos, perguntava-me ela:

I*: Estavam a falar da menina que o pai não acredita em Jesus? Mas há algum problema?

Eu: Não, não há problema nenhum. A senhora diz que ela é a namorada do D*... o único problema é que pelos vistos namora também com outro! (digo eu, a brincar)

I*: Não te preocupes, mãe! São crianças... eu, com a idade dele, namorava com sete!

Ah! Ah! Ah! Já não me lembrava dessa!!! Ela começou com um namorado aos 2 anos, e depois foi acrescentando, mas nunca deixou nenhum para trás! Maravilhoso...

Mas realmente, há esperança... desde que foi para a primária, deixou-se disso. Agora não tem namorado. Até ver... (cruzes, canhoto!)


quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Assédio e represálias

... em versão infantil.

Contava hoje o D* quando vínhamos no carro:

D*: Mamã, sabes... o João F* está sempre a aleijar os outros meninos no recreio... por isso hoje eu disse-lhe para ele bater na menina que anda sempre atrás de mim aos beijinhos!

Eu: D*! Isso não se faz! 

D*: Não te preocupes... ela não aleijou-se... as coisas são assim... é que eu estou farto!!! Ela está sempre atrás de mim para me dar beijinhos... Eu não gosto dela!

Eu: Mas tu falaste com ela? Disseste-lhe para parar?

D*: Mamã... eu disse-lhe duas vezes para parar, mas ela continuava sempre a agarrar-me!

Eu: Está bem, mas não podes mandar bater. E o João F* também se portou mal.

D*: E à tarde no recreio ele empurrou-me!

I*: Pois... devia estar zangado porque se calhar ficou de castigo por tua causa por ter batido na menina. Não se manda os outros meninos bater... se querias bater-lhe, batias-lhe tu!

Eu: Isso... que belo conselho!

Ah! Ah! Ah!

(tou-me a rir mas o caso é que já me começo a preocupar...)