Deve ser por essas e por outras que não consigo ser fiel a uma... vou à que calha (é como der mais jeito). Tenho noção que não sou certamente a cliente favorita... pouco lá vou, faço o básico e não deixo gorjeta.
(imagem retirada da internet) |
Não deixo gorjeta porquê? Novamente, sou demasiado básica. Eu pago o preço que me pedirem pelo serviço. Não sei dar gorjeta (nunca sei se é demais ou de menos...) na dúvida não dou e acabou-se. O próprio princípio da gorjeta não me faz sentido... gratificar alguém porque fez o seu trabalho como deve ser?!? Não é isso que é suposto? Agora, o que também não é suposto as pessoas ganharem ordenados miseráveis porque vão receber gorjetas... o pagamento do salário é responsabilidade do patrão, certo? (hoje tou rezingona...)
Voltando ao que interessa... a questão é que eu estou em crer que não dar gorjeta é prejudicial... ;-)
TODAS as vezes, antes de pagar, me fazem a conversa: Vou fazer aqui a sua ficha (para anotar qual foi a coloração).
Quando volto ao mesmo cabeleireiro, quando me perguntam qual é a cor, eu peço para consultarem a ficha... curiosamente, nunca a encontram! Falta uma vez para a primeira...
Moral da história: Não há gorjeta, não há ficha! (que me desculpem as cabeleireiras excecionais que fazem ficha sem gorjeta, que certamente também as há...)
Ai, a minha vida!
Lol não te aconteça como eu, quando encontrei uma boa, ela arranjou um namorado não sei onde mudou-se e fechou a porta!!! E eu fiquei sem cabeleireira outra vez!
ResponderEliminarGrande galo! :-)
EliminarE nunca dou gorjeta. Elas estão lá para prestação de serviços, e pagam-se do trabalho que fazem. Por isso não dou gorjeta, se for 20, 40 ou 50€ é o que eu pago. Quando vou ao supermercado ou a alguma loja e sou bem atendida não dou gorjeta, porque haveria de dar no cabeleireiro?!
EliminarOra aí está...
EliminarFiquei contente por não ser a única que não sabe dar gorjeta, mas a minha estratégia, nas poucas vezes que vou ao cabeleireiro, é assumir que não sei e pedir ajuda. Faço uma figura de parva que não estás bem a ver... Como não pinto, não fazem ficha - não há nada para anotar! :-)
ResponderEliminar:-)
ResponderEliminarNão estou a perceber... pedes ajuda a quem?
À cabeleireira!!!
EliminarDigo-lhe mesmo: "Olhe, em relação a gorjetas, como eu não venho muito, não sei muito bem como é que funciona..."
EliminarE ela responde-me! Normalmente, refere só a funcionária que lavou a cabeça, não faz referência a si própria... e eu pergunto como é de valores, e ela diz que cada pessoa dá o que quiser, e se não quiser não dá nada, e eu respondo que quero dar, mas dê-me lá uma ideia do valor, e ela diz!
EliminarVolto a dizer: faço cá uma figura de parva...
Essa nunca me ocorreu... mas mais honesta impossível!
EliminarSendo assim já estás na posse dessa valiosa informação... (e eu a pensar que só eu é que tinha dramas destes... gostei!)
Não, não estou na posse dessa valiosa informação, porque como só vou ao cabeleireiro quando o rei faz anos (e nós vivemos numa república), nunca me lembro... e repito a cena! (o que agrava a coisa na vez seguinte).
EliminarEssa está muito boa! :-)
EliminarEu também não gosto de ir ao cabeleireiro, vou 3 vezes por ano e e... felizmente ainda não tenho brancos para fazer a manutenção :) A única diferença é que vou sempre à mesma e sou bem tratada. Gorjeta? Não dou, sou contra o conceito seja onde for. Beijo
ResponderEliminarOlha que sortuda! Duplamente sortuda... sem brancos e entendes-te com a cabeleireira! Beijinhos
Eliminar