Mostrar mensagens com a etiqueta Recordações. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Recordações. Mostrar todas as mensagens

domingo, 29 de maio de 2016

Sabem...

Sabem aquelas pessoas que são realmente boas? De quem não há nada a dizer? 

Que apesar de a vida não ter sido sempre boa para elas, têm sempre um sorriso, uma piada, uma palavra amiga?

Era assim a minha tia Gracinda. Irmã do meu pai. A minha tia preferida.

Hoje tivemos que nos despedir dela... tinha 92 anos.

Não sei se se transformou numa estrela... mas tenho a certeza que está no céu!


quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Ser pequenino... quem se lembra? #3

O que eu me tenho lembrado de quando era pequenina e ficava doente (coisa que acontecia com frequência...)
Ficava literalmente de cama. Se estivesse capaz disso, lia, de outra maneira dormia ou ficava para ali a resmungar que estava farta e não queria estar doente!
(imagem retirada da internet)
Quando precisava de alguma coisa: copo de água, rebuçados para a tosse, fazer xixi... gritava pela minha mãe... às vezes tinha que berrar bastante porque ela estava a trabalhar na mercearia (que era dentro da nossa casa) e não me ouvia logo.

Agora é parecido...
Cama, era bom, era...
Berrar, sim! Mas é com os meus filhos! Que nem quando estão doentes deixam de ter as pilhas no máximo (só com febre acima dos 39ºC!)
Se precisar de alguma coisa vou buscar... e se eles precisarem, também!

Chiça, que uma mãe, nem doente pode ficar...
Essa é mesmo a maior mudança na nossa vida... deixa de ser só "receber" e passa a ser "dar" a qualquer hora do dia ou da noite... faça chuva ou faça sol... literalmente na saúde e na doença...
(há alturas em que apetecia TANTO estar do outro lado novamente!)

Quero a minha mãe!

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Dynamite Dan

Também desencantei o meu Spectrum 128K comprado quando eu tinha uns 13 anos, por cerca de 40 contos na altura!

Dynamite Dan (Mirrorsoft)
O senhor da loja ajudou-me a dar a volta ao meu pai alegando que aquilo seria de utilidade para a escola... isso!
Se eu tivesse a mínima queda para programação até podia ser que sim... ainda me esforcei e copiei alguns programas que vinham no livro, para desenhar círculos (era básico) e até cheguei a fazer uma bolinha saltar pelo écran fora (eram pelo menos duas páginas de código!!! tudo muito bem copiadinho...). E foi só!

Bom, bom, foram as horas que passei a jogar... lembram-se que os jogos eram em cassete (também, não havia outra coisa...)
Fazia uma chinfrineira desgraçada para carregar o jogo, para além de demorar uma eternidade... (o pior mesmo era quando no fim aquilo encrencava!)

Pensar que agora, quando a internet demora mais do que dois segundos a carregar uma página já estamos a bufar a dizer que está lenta...

O meu jogo preferido de todos os tempos foi (de longe) o Dynamite Dan.
Daí desse lado, alguém jogava?

Máquina de escrever

Desencantei a minha máquina de escrever!


Sim, porque eu sou do tempo em que os trabalhos da escola eram dactilografados (e não era numa máquina elétrica!)

Vocês lembram-se da frustração quando nos enganávamos mesmo no finzinho da página? Estava tudo a correr tão bem...

Tínhamos de usar aquelas fitas corretoras brancas e voltar a dactilografar por cima... lá disfarçava qualquer coisinha...

Acreditem ou não, ao fim de 20 anos sem uso, a fita ainda tem tinta! Os miúdos adoraram a "novidade"... ah!ah!ah!

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Destralhar a casa dos pais #1

Estamos a precisar vagar o meu espaço na casa dos meus pais (um quarto, sala e casa de banho no sótão onde passei a minha adolescência).

Claro está que ainda lá estavam todas as minhas coisas de criança, adolescente, da Universidade e sei lá mais o quê...
(imagem retirada da internet)
Aproveitei estes dias de mini-férias no Algarve para destralhar a casa dos meus pais (e em consequência entralhar um bocadinho a minha arrecadação!)
Esquece lá isso...

Nunca imaginei que demorasse tanto tempo e desse tanto trabalho!!! Se não fosse a minha preciosa mana ainda lá estava a esta hora... Não parei um bocadinho nem fiz mais nada nestes dias! Nem sequer vi o mar, acreditam numa coisa destas?

Adiante... tantas recordações... as coisas que eu guardei ao longo destes anos (e ainda bem, porque agora que estou numa de destralhar posso escolher o que interessa!). Neste exercício de destralhamento foi 90% para doar ou reciclar. Só guardei uma coisinha ou outra como recordação... vou arrumar tudo em duas ou três caixas. Prometo!

Amanhã vou começar a limpar e arrumar tudo direitinho, depois mostro.

domingo, 5 de outubro de 2014

Presentes de baptizado

Como ela foi baptizada um mês e meio depois do aniversário (estava atulhada em presentes/ brinquedos) decidi que não iria receber mais prendas (o que é demais também não presta!) e em vez disso convidámos os convidados a fazer um donativo conjunto à UNICEF, que faz muito mais sentido...
(imagem retirada da internet)
Resultou muito bem, não éramos muitos (familiares próximos apenas) mas ainda juntámos umas boas dezenas de euros (já não me lembro quanto).

No próximo dia 12 vai ser ele baptizado...
(Demorámos um bocadinho para escolher os padrinhos e o local para o baptizado, entretanto o rapaz já vai com 4 anos... mas verdade seja dita que ele com 2 anos era muito mais bebé do que ela... rapazes!)

Obviamente que há que haver alguma coerência... como ele fez anos há muito tempo vai receber uma prendinha (só!) e fazemos novamente a recolha de donativos. Desta vez, a madrinha dele sugeriu uma instituição diferente... como ele é tão amigo dos animais, fazemos o donativo à União Zoófila!

Baptizado da I*

Os meus filhos não foram baptizados em bebés.
Não foi por nenhum motivo especial... de início fomos deixando o tempo passar e depois começámos a achar graça à ideia de ela já ter idade suficiente para perceber (alguma coisa) da cerimónia.

Assim sendo, ela foi baptizada com 2 anos, e foi giro porque realmente teve alguma consciência da ocasião... ia tornar-se muito amiga do bebé Jesus!

Tanto percebeu que no fim da cerimónia pegou na chupeta e esticou o bracinho bem alto (na direção do céu) para lhe oferecer a chupeta! (e olhem que gostava muito dela!!!)

Maravilhosa, como só ela!

:-)

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Recordações da minha infância #1

Ontem fui aos Correios e não pude deixar me recordar de quando ia ao trabalho do meu pai quando era pequenita.

Como já devem imaginar, o meu pai era carteiro (agora aposentado).

(imagem retirada da internet)
Lembro-me da festa que me faziam os colegas e a chefe... sentia-me muito especial...

Lembro-me de o ver a preparar a distribuição, separando as cartas numa estante enorme com divisórias pequeninas...

Ele guardava para o fim do serviço a distribuição pela nossa aldeia, e de quando em vez levava-me (na motorizada, à frente).

Era giro... ele não precisava apear-se, punha-me no chão, procurava as cartas naquela pasta castanha, enorme, entregava-me as cartas e dizia-me onde colocar (umas vezes era na caixa do correio, outras por baixo da porta, outras pela entrada do correio na porta de entrada).
Eu ia a correr, com um nervoso miudinho, a querer fazer tudo bem, e depois voltava toda satisfeita!

Tão bom!

sábado, 6 de setembro de 2014

Aparelho

Lembrei-me de vos contar a história de quando usei aparelho nos dentes...
(depois de ter lido este post da Single Tear, aqui)
 
Foi há uns 11 anos e foi uma ótima decisão. Não me arrependo um bocadinho. Andei com ele cerca de 1 ano e meio.
 
Em miúda nunca quis usar, porque não havia os estéticos e eu detestava os metálicos.
(- Não é preciso!).
Depois de adulta comecei a ter cáries entre os dentes (os dentes estavam completamente uns em cima dos outros) e precisava corrigir, até para poder sorrir mais abertamente (nas fotos evitava).
 
Digamos que dói um bocadinho, de início nem apetece comer mas depois até já me apetecia mas não conseguia comer comida sólida... (eu já disse que dói um bocadinho?)
 
Na altura inventei umas receitas um bocadinho fora do vulgar... o gaspacho algarvio passado com a varinha mágica até parecia o espanhol... mas a melhor mesmo foi o esparguete à bolonhesa triturado... soube-me pela vida! Nunca me vou esquecer...
 
(imagem retirada da internet)
Digo-vos uma coisa, foi a melhor dieta que fiz! Emagreci MESMO uns dois ou três quilos nas primeiras semanas...
 
Depois passa, só volta a doer um bocadinho no dia em que se aperta (uma vez por mês).
Nada por aí além...
 
Acabamos por habituar-nos também aos cuidados a ter:
- limpar com o escovilhão quando se lava os dentes, depois de todas as refeições;
- não poder trincar a comida (a comida dura pode descolar os brackets e a mole fica presa nos arames...).
Ainda hoje, ao fim destes anos todos dou por mim a partir a comida aos bocadinhos com as mãos em vez de trincar!
 
Dicas:
É boa ideia ter dias de férias depois de colocar o aparelho...
Também é boa ideia ter seguro de saúde que inclua ortodontia porque sai caro que se farta (eu não tinha).