Um dos motivos que me manteve longe da blogosfera foi dos piores possível... não há nada pior do que perder as pessoas que amamos!
No dia 9 de Setembro de 2017 faleceu o meu pai.
Nunca aqui falei na doença dos meus pais porque escolhi não o fazer, mas a morte do meu pai é incontornável... não dá para evitar o assunto. E talvez também me faça falta escrever sobre isso...
O meu pai tinha feito 88 anos em Agosto. Uma idade bonita...
Há cerca de 6 anos que tinha um diagnóstico de Alzheimer, que progrediu de forma rápida (pelo menos muito mais rápido que a minha mãe que já tem o mesmo diagnóstico há quase 15 anos)
É uma doença tramada... de alguma forma as pessoas vão "desaparecendo" pouco a pouco. A memória vai falhando progressivamente, até que ficam as recordações da infância e juventude (o meu pai insistia que tinha de ir dar de comer aos animais na casa onde foi criado, apesar de já não morar lá há mais de 60 anos...)
Custa quando deixam de nos conhecer (aos familiares) mas conseguimos lidar com isso ao percebermos que apesar de não saberem quem somos o sentimento quando nos vêm continua a ser o mesmo (o mesmo sorriso e os olhos que se iluminam). Neste aspeto, o meu pai tinha dias melhores e outros piores (uns dias reconhecia-nos e noutros não)
Quando, apesar do Alzheimer, eles estavam bem fisicamente, foi mais fácil de levar... houve uma altura maravilhosa, há uns dois anos, talvez, que eles andavam felicíssimos, e diziam:
- Nunca estivémos tão bem... temos saúde, não temos que fazer nada, passeamos os dois, conversamos um com o o outro...
(a parte boa do Alzheimer é que os próprios deixam de ter consciência da situação em que se encontram...)
Depois disso o estado de saúde do meu pai foi piorando devagarinho... não tinha apetite (ele tinha também problemas renais) e foi perdendo peso gradualmente. Era um castigo para o convencer a comer... ele dizia que não conseguia comer sem vontade.
(afinal tenho tanta coisa para escrever... continuo amanhã)
O meu espaço na blogosfera...
Mostrar mensagens com a etiqueta Pai. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Pai. Mostrar todas as mensagens
quarta-feira, 6 de dezembro de 2017
segunda-feira, 2 de março de 2015
Sistema imunitário da treta
Cá em casa as coisas dividem-se do seguinte modo:
Pai e filha - sistema imunitário dito normal
Mãe e filho - sistema imunitário da treta (somos os primeiros a ficar constipados, temos alergias...)
Fiquem lá vocês a saber que os que têm sistema imunitário da treta já estão finos, enquanto que os outros, estão os dois a antibiótico!
(provavelmente não é coincidência que os que não estão a tomar antibiótico são os que se resguardaram mais... não sei...)
Agora é só mais uns dias e fica tudo OK.
Se Deus quiser!
Pai e filha - sistema imunitário dito normal
Mãe e filho - sistema imunitário da treta (somos os primeiros a ficar constipados, temos alergias...)
Fiquem lá vocês a saber que os que têm sistema imunitário da treta já estão finos, enquanto que os outros, estão os dois a antibiótico!
(provavelmente não é coincidência que os que não estão a tomar antibiótico são os que se resguardaram mais... não sei...)
Agora é só mais uns dias e fica tudo OK.
Se Deus quiser!
sexta-feira, 18 de julho de 2014
Nem sempre funciona...
Normalmente quando ele faz uma asneira, o discurso é mais ou menos o seguinte:
Nós: D*, vais voltar a [fazer a asneira] mais alguma vez?
E ele já sabe qual é a resposta certa a esta questão:
D*: Não...
Hoje descobrimos que esta conversa nem sempre funciona...
Estava o D* a brincar com o avião do Ruca...
Pai: D*, para o banho!
D*: Não!
Pai: D*, pousa o avião!
D*: Não!
Pai: D*! Vais dizer que não mais alguma vez?!?
D* (a rir): Não...
:-)
Nós: D*, vais voltar a [fazer a asneira] mais alguma vez?
![]() |
| (imagem retirada da internet) |
D*: Não...
Hoje descobrimos que esta conversa nem sempre funciona...
Estava o D* a brincar com o avião do Ruca...
Pai: D*, para o banho!
D*: Não!
Pai: D*, pousa o avião!
D*: Não!
Pai: D*! Vais dizer que não mais alguma vez?!?
D* (a rir): Não...
:-)
segunda-feira, 26 de maio de 2014
Olhos bonitos #3
Afinal ainda não consigo publicar a imagem dos olhos do papá... a fotos não ficaram suficientemente nítidas e se eu voltar a persegui-lo com a máquina fotográfica acho que me rói as orelhas...
Para adiantar posso dizer que também têm qualquer coisa de diferente e não são iguais a nenhuns outros cá de casa (não há repetidos!)
Fica para outro dia.
Para adiantar posso dizer que também têm qualquer coisa de diferente e não são iguais a nenhuns outros cá de casa (não há repetidos!)
Fica para outro dia.
quarta-feira, 19 de março de 2014
Dia do Pai 2014
| Dia do Pai 2014 |
Maravilhosas!
Cá por casa, as prendas que se oferecem são estas mesmo!
São incrivelmente mais valiosas do que qualquer coisa que se possa comprar.
Está visto que o espírito consumista da época ficou à porta...
Quanto a mim, lembro-me perfeitamente do empenho com que fazia o postal (era sempre um postal... a imaginação das minhas professoras na primária não passou disso) para oferecer ao Pai (e à Mãe).
É tão bom ser pequenino! Melhor do que isso, só mesmo ter filhos pequeninos!
domingo, 2 de março de 2014
Neste blogue também se fala de Decoração #4
| Mesa de cabeceira |
Apesar disso, obviamente que eu continuo a insistir (tem é que ser de mansinho...).
No outro dia comprei uns vasinhos com alfazemas (artificiais, mas muito bem feitas), para decorar as mesas de cabeceira.
Ele, assim que os viu, torceu logo o nariz...
Eu: Então? Não são giros?
Ele: ...
Eu: Preferias que fossem flores naturais? (sabendo eu que o que ele preferia é que não fossem, de todo!)
Ele: Ao menos essas fazem fotossíntese!
:-)
terça-feira, 8 de outubro de 2013
Aproveitar enquanto dura!
![]() |
| (imagem retirada da internet) |
Atendendo ao assunto em questão, a única maneira de conseguirmos falar sem que ela percebesse foi em inglês...
Funciona lindamente... por enquanto!!!
Qual é a vossa técnica?
terça-feira, 6 de agosto de 2013
Férias 2013 - Dia #5 - No parque com o brinquedo do papá
Como ele tinha feito anos há uns dias e ainda não tinha comprado a prenda... lá veio com um brinquedo para casa!
Nunca mais o largou...
Hoje de manhã fomos para o parque infantil, que tem uns bons relvados (por iniciativa minha porque sabia que ele estava mortinho para o experimentar em campo aberto)
O D nem quis saber de escorregas nem baloiços... esquece lá isso!
Ele: Boa papá! Tá a voar! Yes!!!
Depois do almoço estiveram a jogar na Wii e fomos novamente à praia ao fim da tarde...
NOTA de rodapé: Depois da praia o papá ainda foi ao vício do helicóptero... teve um acidente mais aparatoso e já partiu um apoio da hélice... ficou tristinho...
Como se costuma dizer: é pior que os putos!
(este post foi publicado com autorização)
quarta-feira, 17 de julho de 2013
Regras do papá para a Colónia de Férias
O papá fez uma reedição (modificada) das regras da mamã, descritas neste post.
Pai: I, sabes as regras para a praia?
I: Sim, eu sei...
Pai: Deixa-me lembrar-te:
Regra #1 - Portar bem
Regra #2 - Portar bem
Regra #3 - Portar bem
Regra #4 - Portar bem
Regra #5 - Portar bem
Regra #6 - Portar bem
Os homens e as mulheres têm definitivamente abordagens diferentes para atingir os mesmos objectivos...
Parecendo que não... as regras do papá são bem mais capazes de ficar no ouvido!
Pai: I, sabes as regras para a praia?
I: Sim, eu sei...
Pai: Deixa-me lembrar-te:
Regra #1 - Portar bem
Regra #2 - Portar bem
Regra #3 - Portar bem
Regra #4 - Portar bem
Regra #5 - Portar bem
Regra #6 - Portar bem
Os homens e as mulheres têm definitivamente abordagens diferentes para atingir os mesmos objectivos...
Parecendo que não... as regras do papá são bem mais capazes de ficar no ouvido!
Subscrever:
Mensagens (Atom)

