sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Trabalhos de férias

As aulas acabaram a meio de Junho, pelo que a I (acabou o 1º ano) esteve um mês e meio sem fazer trabalhos (no ATL). Quando começámos as férias em Agosto, começou a fazer uma ficha por dia (de um livrinho que comprei) - copiar palavras para treinar casos de leitura...

Ela refilou tanto, engonhou tanto, respondeu tão torto, que o número de fichas a fazer diariamente acabou por subir... agora são 3 fichas (num total de 9 páginas)... e se escrever com erros (cabeça no ar) escreve a palavra 6 vezes num caderninho (será demasiado?).

Ela é capaz de demorar uma eternidade a fazer os trabalhos... escreve uma palavra e descansa a seguir... olha para as moscas... faz desenhos nas mãos... brinca com o lápis... deixa cair o lápis... bebe água... diz que tem fome... eu sei lá!



Ontem, eu estava a tentar explicar-lhe que a melhor estratégia é escrever de seguida, sem parar a cada palavra.

Ela: OK. Então eu faço as 5 palavras desta linha, depois respiro... depois faço outras 5 da outra linha e depois respiro...

Cá me parece que há alguma confusão entre os conceitos "respirar" e "parar"...

6 comentários:

  1. Como professora do 1º Ciclo e com uma filha que também acabou o 1º ano, posso dizer que é normalíssimo a I não querer fazer nada... A Vassoura, em termos de trabalho imposto por mim, fez apenas algumas fichas do livro de fichas de matemática que tinham ficado por fazer. Em relação ao Português, tem escrito por iniciativa própria, lá para as suas brincadeiras e tem lido bastante. Como professora, e dando conselho sem que tenha sido pedido (!), diria que a I poderia fazer apenas uma ficha desse livrinho por dia (mesmo que fiquem algumas por fazer - não faltarão oportunidades noutras ocasiões para fazer as restantes), mas teria de ler um livro ou pelo menos um texto com algumas frases todos os dias. E se pudesse treinar o cálculo (com perguntas feitas oralmente pela mãe...), para não perder agilidade mental, ainda melhor!

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    1. Em relação às fichas do livro, a I tem feito por ordem, ou tem tido a possibilidade de escolher? Poder escolher que ficha fazer pode por vezes motivar um bocadinho (às vezes não há motivação que nos valha, mas enfim...)

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    2. Tem sido por ordem. Acho que se lhe dessemos a escolher demorava mais meia hora...

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    3. Muito obrigada pelos conselhos, que na verdade foram pedidos (foi com muita subtileza...).

      Gosto da ideia de usar a leitura de livros como TPC. Não o temos feito (tem sido hobby, e pouco...)

      E já agora, acerca do cálculo mental, ela continua a fazer as contas maioritariamente pelos dedos. É suposto?

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    4. Não é que seja suposto, mas é muito comum e normal. Uma boa ajuda é fazer uns joguinhos de cálculo mental (não dar "ar de trabalho"), deixando usar as mãos, e depois "subindo de nível" (quando já está a acertar muito com a ajuda dos dedos), sem usar as mãos.

      Em relação à leitura, se a I se mostrar renitente, é fazer a coisa a pares. Há várias maneiras; uma delas pode ser ler alternadamente por frases, ou por parágrafos, ou por páginas (dependendo da velocidade de leitura dela).

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