quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Via Verde

Enquadramento:
Eu não gosto da Via Verde!

OK, na verdade eu gosto muito da Via Verde (adooooro passar sempre a aviar nas portagens e não ter que andar à procura de trocos nos estacionamentos)

O que eu não gosto é do facto de na verdade não haver concorrência e como tal ter que gramar com eles..

Há uns anos ia a conduzir um carro sem identificador (já não me lembro porquê) e à entrada na auto-estrada, passei na via verde, as usual... para mim, é certo e sabido! Quando conduzo, entro em modo automático e não há nada a fazer. 

(imagem retirada da internet)
Fiquei logo em stress e à saída parei imediatamente na portagem para explicar a situação.
O portageiro não me deu hipótese nenhuma: sem o ticket da entrada não há como provar onde é que eu entrei, logo teria que pagar a portagem máxima.
Então e as filmagens? Ah, e tal, não temos filmagem à entrada, só à saída.
Vejam só que conveniente!!!
Paguei e pronto. Já nem lembro quanto (mais de 30 euros, foi de certeza)

Há umas semanas fiz novo disparate, só que felizmente desta vez foi ao contrário... tirei o ticket à entrada e saí na via verde. Parei logo e tentei ir pagar no escritório. O azar é que já não está lá ninguém... pelo intercomunicador disseram-me para ir a uma loja via verde. OK... 
Na loja, a senhora foi uma simpatia e preencheu-me um papel a fazer a exposição do caso e entretanto eu aproveitei para refilar pela milionésima vez acerca do que se tinha passado da outra vez.
Em boa hora o fiz, porque a senhora explicou-me que eu não precisava ter pago a portagem máxima, porque a Via Verde acredita nos clientes, poderia ter feito uma exposição... Oi? Então e o portageiro? Poois... eles na portagem não têm possibilidade de resolver de outra maneira... mas o melhor é usar o site https://www.pagamentodeportagens.pt/, e lá me explicou como funciona.

Moral da História:
Se alguma vez se enganarem e passarem sem identificador à entrada da via verde, passem também na saída.

Esperem pelo menos 15 dias (para dar tempo para processarem as imagens) e depois entrem no site e pesquisem pela matrícula do carro. Há-de aparecer lá o valor a pagar acrescido de uma taxa administrativa (2 euros e qualquer coisa) e a referência para pagar no multibanco. Simples!

A Via Verde está a melhorar o serviço. Gosto disso!

Agora, que explicação é que há para o facto de ao fim de mais de 1 ano de funcionamento do site os portageiros ainda dizerem para pagar a portagem máxima?!?! Aconteceu há dias a um colega meu, e ele, como não sabia, pagou.
Cambada de intrujas!

(adenda)
Vendo bem, se calhar não há mesmo nada a fazer, através do site, se a pessoa não sair na via verde (não tem a filmagem na saída), mas mesmo assim continuam a ser uma cambada de intrujas porque podiam ao menos indicar à pessoa que fosse à loja Via Verde.


5 comentários:

  1. Passam recibo do pagamento do valor máximo? Se não passam, só me ocorre que ponham ao bolso ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que quem põe ao bolso é a Via Verde mesmo...
      :-(

      Eliminar
  2. Sou como tu, entro em modo automático, mas por sorte sempre andei de carros com o coisinho da Via Verde! O melhor para mim, que nunca tenho dinheiro trocado, é nos parques de estacionamento que têm Via Verde! No worries! =D

    Um beijinho.

    ResponderEliminar