quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Via Verde

Enquadramento:
Eu não gosto da Via Verde!

OK, na verdade eu gosto muito da Via Verde (adooooro passar sempre a aviar nas portagens e não ter que andar à procura de trocos nos estacionamentos)

O que eu não gosto é do facto de na verdade não haver concorrência e como tal ter que gramar com eles..

Há uns anos ia a conduzir um carro sem identificador (já não me lembro porquê) e à entrada na auto-estrada, passei na via verde, as usual... para mim, é certo e sabido! Quando conduzo, entro em modo automático e não há nada a fazer. 

(imagem retirada da internet)
Fiquei logo em stress e à saída parei imediatamente na portagem para explicar a situação.
O portageiro não me deu hipótese nenhuma: sem o ticket da entrada não há como provar onde é que eu entrei, logo teria que pagar a portagem máxima.
Então e as filmagens? Ah, e tal, não temos filmagem à entrada, só à saída.
Vejam só que conveniente!!!
Paguei e pronto. Já nem lembro quanto (mais de 30 euros, foi de certeza)

Há umas semanas fiz novo disparate, só que felizmente desta vez foi ao contrário... tirei o ticket à entrada e saí na via verde. Parei logo e tentei ir pagar no escritório. O azar é que já não está lá ninguém... pelo intercomunicador disseram-me para ir a uma loja via verde. OK... 
Na loja, a senhora foi uma simpatia e preencheu-me um papel a fazer a exposição do caso e entretanto eu aproveitei para refilar pela milionésima vez acerca do que se tinha passado da outra vez.
Em boa hora o fiz, porque a senhora explicou-me que eu não precisava ter pago a portagem máxima, porque a Via Verde acredita nos clientes, poderia ter feito uma exposição... Oi? Então e o portageiro? Poois... eles na portagem não têm possibilidade de resolver de outra maneira... mas o melhor é usar o site https://www.pagamentodeportagens.pt/, e lá me explicou como funciona.

Moral da História:
Se alguma vez se enganarem e passarem sem identificador à entrada da via verde, passem também na saída.

Esperem pelo menos 15 dias (para dar tempo para processarem as imagens) e depois entrem no site e pesquisem pela matrícula do carro. Há-de aparecer lá o valor a pagar acrescido de uma taxa administrativa (2 euros e qualquer coisa) e a referência para pagar no multibanco. Simples!

A Via Verde está a melhorar o serviço. Gosto disso!

Agora, que explicação é que há para o facto de ao fim de mais de 1 ano de funcionamento do site os portageiros ainda dizerem para pagar a portagem máxima?!?! Aconteceu há dias a um colega meu, e ele, como não sabia, pagou.
Cambada de intrujas!

(adenda)
Vendo bem, se calhar não há mesmo nada a fazer, através do site, se a pessoa não sair na via verde (não tem a filmagem na saída), mas mesmo assim continuam a ser uma cambada de intrujas porque podiam ao menos indicar à pessoa que fosse à loja Via Verde.


5 comentários:

  1. Passam recibo do pagamento do valor máximo? Se não passam, só me ocorre que ponham ao bolso ...

    ResponderEliminar
  2. Sou como tu, entro em modo automático, mas por sorte sempre andei de carros com o coisinho da Via Verde! O melhor para mim, que nunca tenho dinheiro trocado, é nos parques de estacionamento que têm Via Verde! No worries! =D

    Um beijinho.

    ResponderEliminar