segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Como é que nós nascemos?


D*: Mamã, há uma coisa que eu quero saber... como é que nós nascemos?

(Bonito serviço... se eu já lhe expliquei a história das sementinhas... deve querer mais informação... e parece-me cedo demais para isso... o melhor é empatar um bocadinho...)

Eu: A mamã logo te explica depois, com o teu livro...

D*: Não! Não é isso... isso eu já sei... eu quero saber é como é que nós nascemos da lua? Nós estamos morrados (mortos), não é? Estamos na lua. Como é que nós nascemos na Terra?

Como quem morre vai para o céu... ele entende que isso é o mesmo que dizer que quem morre vai para a lua (está no céu ou não está?)
Ainda bem que eu não avancei com mais explicações, que afinal não era nada disso!

Enquanto eu continuo a pensar como descalçar a bota, ele continua...

D*: É que eu já sei como apareceu a Terra... aquela história dos vulcões que explodiram e depois as pecinhas que se encaixaram todas, como num puzzle... mas como é que nós aparecemos?

Que imagem fantástica, não sei onde ele a foi buscar!

Ora cá vai... vou explicar da forma mais correta (e simples) que conseguir...

Eu: Então foi assim: depois de a Terra arrefecer apareceram umas poças de água e aí apareceram umas bactérias, que são muito pequeninas. Depois elas foram crescendo e foram evoluindo durante muitos anos até que se transformaram em peixes. Mais tarde apareceram pernas nos peixes e eles saíram da água e transformaram-se numa espécie de lagartos...

D*: Isso eu já vi no "Corpo do Mano" [entenda-se "Era uma Vez o Corpo Humano", mas ele estava a confundir com o "Era uma vez a Terra", mas isso agora não interessa nada...]

Eu: Isso! Depois os lagartos transformaram-se em animais mais parecidos connosco, como os macacos, e depois aparecemos nós. Entretanto as pessoas foram tendo filhos, foram-se multiplicando e agora somos muitos!

D*: Ah! Já percebi... quer dizer que os adultos saíram da água primeiro que as crianças! É isso?

Gargalhada geral! Coisa que ele detesta... não gozem comigo!!!

Eu: Não é bem isso, mas a mamã é que não consegue explicar-te de uma maneira mais simples. Tu tens cinco anos e já sabes muitas coisas... fazes perguntas muito inteligentes! Quando fores mais crescido vais perceber tudo...

:-)

2 comentários: