domingo, 3 de agosto de 2014

Receita #4

Aproveito as férias para vos dar a conhecer um dos meus "pratos" preferidos...

No verão podia comer disto todos os dias que não me fartava!

Gaspacho!!!

A receita é muito simples... é só cortar em quadradinhos pequeninos:
- Tomate maduro
Gaspacho (depois ainda levou mais um pouco de água)
- Cebola
- Pimento verde
- Pepino
(um dentinho de alho bem picadinho é opcional)

Não digo as quantidades porque depende (é a olho)... eu diria que a maior parte é tomate (quanto mais melhor), a seguir o pepino e a seguir a cebola e o pimento verde.

O tempero é com azeite (muito), orégãos, sal (bastante, porque vai levar água), e vinagre (um pouco).

Depois junta-se o pão, tipo alentejano (duro), cortado em bocadinhos (a minha mãe diz que se deve partir com a mão em vez de cortar com faca, mas eu não tenho paciência...)

Depois de misturar o pão com o resto para ensopar bem, junta-se a água gelada (ou na falta dela, água normal com cubos de gelo). Não se pode abusar na quantidade de água para não ficar deslavado...

Normalmente acompanha-se com peixe assado (mas eu até dispenso bem!)

Aí desse lado, quem gosta de gaspacho, como eu?

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Mas obrigada pela receita (que a boa educação que os meus pais me deram não é para ficar guardada na arrecadação)!

      Eliminar
    2. E agora, confessa lá... já provaste? ;-)

      Eliminar