terça-feira, 20 de junho de 2017

Tragédia... e as crianças?

Há uma tendência natural para proteger as crianças, evitando que elas tenham conhecimento da verdadeira extensão de uma tragédia, como a do incêndio de Pedrógão Grande (foi a nossa primeira abordagem).

Entretanto, no ATL há televisão a dar as notícias... e inevitavelmente vieram as perguntas. Tinha duas opções: desconversar ou aproveitar para passar algumas mensagens... optei pela segunda.

Expliquei-lhes o que aconteceu... sim, foi um incêndio muito mau porque estava muito vento e as árvores ardiam muito rápido... Sim, morreram muitas pessoas que tentavam fugir do fogo e muitas ficaram sem casa... Não, o incêndio ainda não está apagado... (não, não vai chegar até aqui!)

O que é que podemos aprender:
- Às vezes acontecem coisas muito más;
- A nossa vida é maravilhosa porque nunca nos aconteceu nada de semelhante (isto porque o D* anda com a mania de dizer que todos os dias dele são maus, desde que alguma coisa não corra como ele quer...)
- Temos que agradecer a Deus por isso;
- Numa situação como esta devemos fazer o que estiver ao nosso alcance para ajudar;
- Podemos ajudar as pessoas com dinheiro para que elas possam reconstruir as casas e comprar as coisas que precisam; (não lhes podemos dar abraços porque estão longe);
- Podemos ajudar os bombeiros com dinheiro para eles comprarem o equipamento que precisam para estarem protegidos para combater o fogo;

(imagem retirada da internet)
e por último...
- Os bombeiros são uns heróis!


4 comentários:

  1. Eu acho que é sempre preferível conversar com eles sobre todos os assuntos (com linguagem apropriada a cada idade obviamente). É da maneira que eles ficam informados e não preocupados com as dúvidas que possam passar por a cabeça deles. Sabemos bem como a imaginação das crianças é extremamente fértil :)

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que fizeste uma boa abordagem!

    ResponderEliminar