quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Paz!!!!!!

Hoje fiz uma pequena experiência, alterando as rotinas cá de casa...

Normalmente enquanto eu faço o jantar eles vêm televisão, jantamos e só depois do jantar tomam banho.

Porquê? Perguntam vocês... 

Porque quando eles ainda não tomavam banho sozinhos eu não tinha tempo para fazer as duas coisas (fazer jantar e dar banhos) antes da hora do jantar (20:00).
NOTA: O pai chega tarde e a más horas... não conto com ele antes do jantar.

Entretanto eles já tomam banho sozinhos, mas continuam a preferir tomar banho depois do jantar, e acho que a televisão tem alguma responsabilidade nisso...

Aparentemente não devia fazer diferença nenhuma... é apenas uma questão de ordem... mas o caso é que faz TODA a diferença!

Ora aqui vão as novas regras:
- Acabou-se a televisão antes do jantar. Obviamente que se fartaram de protestar (ainda no carro, porque foi a primeira coisa que lhes disse assim que os fui buscar à escola), mas expliquei calmamente que não lhes estava a pedir opinião e lá tiveram que se ir calando.
- Enquanto eu faço o jantar eles tomam banho e vestem o pijama (primeiro foi ela, e ele ficou a "ajudar-me" com o jantar. Depois foi ele enquanto ela pôs a mesa);
- Depois de jantarem podem ver televisão. Ela (e eu também) quer ver o Big Picture, que começa às 21:00 e ele quer ver pela milionésima vez uma gravação do Gravity Falls (demora 25 minutos). Como ele engonha mais a jantar, a regra é que é ele que vê televisão primeiro e só tem até às 21:00 - se engonhar muito a comer não vê nada! (hoje, como não engonhou, conseguiu ver o episódio inteiro);
- às 21:30 é para começar a despachar para dormir (ainda antes do Big Picture acabar). É hora do lanchinho da noite (um bocadinho de papa, que é mais mimo que outra coisa...), lavar os dentes, fazer xixi e ir para a cama.

Pelo meio, o D* fez aerossóis e lavei-lhe o nariz, consegui ler-lhe duas histórias durante o Big Picture, arrumei a cozinha e pus as máquinas a lavar (roupa e louça), preparei a roupa para o dia seguinte e as lancheiras. Às 22:00 estávamos a dizer a oração e depois de mais um miminho e  mais uma pergunta muito importante e mais não sei o quê... às 22:10 já estavam sossegados. Apesar de não ter cumprido o objetivo (às 22:00 já era para estarem a dormir...) o atraso até não foi nada por aí além e saliento que não houve uma birra (só no carro), não tive que me chatear, foi um sossego só!

Ainda não acredito que tenha sido assim tão fácil... algo me diz que isto não vai durar para sempre, mas hoje estou na mais santa Paz!

3 comentários:

  1. Paz merecida!
    Cá em casa pode haver televisão antes do jantar (que é às 19:30h), desde que os banhos já tenham sido tomados e as coisas para o dia seguinte estejam prontas. O nosso objetivo, que é raro conseguirmos cumprir, é que estejam na cama às 20:30h. Normalmente estão na cama mais perto das 21h do que das 20:30h. Mas levantam-se às 7:15h/7:20h. Talvez os teus possam ficar na cama até um pouco mais tarde...?

    ResponderEliminar
  2. Beeem... objetivo ambicioso!
    Quanto à hora de acordar, acordo o D* às 08:00, mas muitas vezes ele acorda sozinho antes. Quanto à I*, este ano comecei a levá-la eu para a escola (para chegar a horas) e por isso tenho que a acordar mais cedo. Comecei por acordá-la às 07:30, mas ela prefere pôr o despertador para as sete para ir acordando. Eu sei o que isso é...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se eles não sentem sono de manhã, então está tudo OK, não precisam de dormir mais! Os nossos são dorminhocos. De manhã queixam-se de sono várias vezes...

      Eliminar