sexta-feira, 27 de setembro de 2013

O MEU Dicionário de algarvio #3

Esta é a continuação do post  O MEU Dicionário de algarvio #2

Serve para testar os vossos conhecimentos de algarvio. Sem batota! (ver regras em baixo)

Uma imagem bonita do Algarve


Hoje seguem as letras E, F e G:

Agora com as soluções:

1. Embassado - Quando precisamos de água depois de comer comidas secas

2. Empanzinado - Barriga muito cheia

3. Escangalhado - Desfeito/ Estragado

4. Esgarrão - Chuvada muito forte

5. Farroba - Alfarroba

6. Fókse - Lanterna

7. Griséus - Ervilhas

8. Gurnir
 
 - Grunhir

 Regras:
Têm que escrever em comentário o significado de todas as palavras (usem a numeração)

Amanhã eu republico o post com as soluções.
Não vale fazer batota e ir pesquisar na net...
Quem souber mais palavras em algarvio, começadas pela letra em questão, acrescenta!

Atenção: Saliento que algumas palavras não serão exclusivas do Algarve, também se dizem, pelo menos no Alentejo e mais não sei onde ... (quaisquer reclamações enviar em papel azul de 25 linhas, com 2 selos de 5$ para o seguinte endereço: Rua de Não sei onde, n.º coisa e tal) ;-)



 

6 comentários:

  1. Que grande desafio... só arrisco o significado de quatro palavras:
    1. Enjoado??
    2.Com barriga cheia/grande??
    3. Estragado??
    6. Lanterna??

    ResponderEliminar
  2. lol não. Sou do litoral alentejano. Mas vou muitas vezes aí em baixo.

    ResponderEliminar
  3. Eu sou uma algarvia desterrada... moro nos arredores de Lisboa.
    O meu marido é que é do litoral alentejano... boas praias!

    ResponderEliminar