sábado, 14 de setembro de 2013

Etiqueta dos cartões...

Hoje é dia de exceção à regra de não falar de trabalho... não é bem trabalho, mas aconteceu no local de trabalho...

No início de uma reunião é frequente trocarem-se cartões de visita, certo?
Nada de mais...
Há uns meses, numa reunião com um chinês, entreguei o meu cartão com toda a naturalidade, estiquei o braço e já está! Bonito foi a seguir... o senhor recebeu o cartão segurando-o com as duas mãos, contemplou o cartão e baixou a cabeça numa vénia...

Ai eu! já meteste a pata na poça...

Um colega esclarece-me, mais tarde, que é esse o protocolo para trocar cartões de visita na China... e ninguém me avisou! lindo serviço...

Há uns dias, reunião com um indiano... e pensei eu: vá lá que não é chinês... e lá vai ela, descontraída como sempre... e não é que este faz igual ao outro?!? afinal não é só na China... é na Ásia!!!!

Tá difícil de encaixar, hein?

6 comentários:

  1. Ui! Não deve ser fácil saber todos os protocolos!
    Eu tenho um aluno chinês, este ano... Achas que preciso de usar o mesmo protocolo no primeiro dia de aulas? (Estou a brincar - ele tem 6 anos!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu se fosse a ti não facilitava... ;-)
      Já estou a imaginá-lo a fazer uma vénia ao TPC!!!

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Especialmente porque ninguém ensina!!! aprende-se com a vida... :-)

      Eliminar
  3. ahah essa etiqueta anda a expandir se nos paises..

    ResponderEliminar