quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Apanhados

Já vos aconteceu algum episódio que parece meeesmo que estão a ser "apanhados"?

No Domingo, na praia, estava tudo na mais santa paz: havia um pequeno banco de areia a fazer uma espécie de piscina onde alguém estava a brincar com um barquinho telecomandado, havia vários miúdos pequenos a brincar na água, várias pessoas sentadas nas toalhas a ver a vista... tudo OK.

Ao nosso lado esquerdo estava um grupinho de quatro senhoras na casa dos 50, e de repente levanta-se uma senhora (numa aflição):
A senhora: Ai! ali, estão a ver ali? (falava com as outras e apontava para o mar do nosso lado direito)

Nós obviamente que tentámos perceber o que se passava... e não víamos nada!

A senhora: Está ali um peixe!

A senhora: Ai que ele não consegue... Ó filho, vai buscar a rede!

Nós não víamos peixe nenhum... será que isto é para os apanhados?!?

Só depois percebemos que o peixe que a senhora queria salvar era na verdade o barco telecomandado!!!!

Moral da história: Quem tem falta de vista (e muita...) nunca se pode esquecer de levar os óculos para a praia!!!!!

Ele há cada uma...

11 comentários:

  1. Não se deve esquecer dos óculos... se não quiser fazer figura de parva(o)! :-)

    P.S. - Tendo em conta que não tenho acesso a nenhum mail para onde enviar este pequeno reparo, e recordando a "conversa" que houve no meu blogue sobre eventuais erros que pudessem surgir, digito apenas: "havia" em vez de "haviam"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ObrigadA, mesmo. Sabes que tenho sempre essa dúvida? Digo haviam porque eram vários, mas a regra não deve ser essa... como é que é mesmo?

      (publica no teu, ainda nunca falaste sobre esta, pois não?)

      Eliminar
    2. Basicamente... nunca é "haviam", é sempre "havia", independentemente do número de elementos que existem na "cena" que se está a descrever.

      O termo "haviam" utiliza-se apenas verbo auxiliar, em vez de "tinham", mas o uso é bastante arcaico, ou seja, na prática, atualmente, (quase) não se utiliza. Ex.: "haviam dito" = "tinham dito".

      Achas que (ainda) vale a pena publicar esta no blogue?

      Eliminar
    3. Nunca mais me vou esquecer! a regra é do mais fácil que há!
      Acho que continua a fazer sentido publicar, é um erro comum, não é? Vais contribuir (mais uma vez) para a melhoria da escrita na blogosfera!!! e não só. Muito Obrigada.

      Eliminar
    4. Reli a minha resposta de ontem e descobri que falta uma palavra ("como" entre "apenas" e "verbo"). Às vezes até me irrito com coisas destas - é que eu reli na altura e não dei conta de nada!
      De nada em relação à ajuda. Ok, vou publicar no meu blogue - és capaz de ter razão, talvez ajude mais alguém.
      Acho que te esqueceste de corrigir o erro neste post... mas ainda vais a tempo! :-)

      Eliminar
    5. Nem tinha dado pela falta... (não é que eu não leia os vossos comentários com a devida atenção...)
      Lembro-me de ter visto em algum sítio que o nosso cérebro tira umas pelas outras e na verdade não lemos tudo, tudo...

      Já tá corrigido (nem me lembrei da possibilidade de editar o post).

      Beijinhos

      Eliminar
    6. Isso que leste é completamente verdade, está mais do que provado! :-)

      Eliminar
  2. Estamos sempre a aprender... a não fazer figurinhas! Mas atendendo à idade da senhora, tá desculpada, tadita!

    ResponderEliminar