domingo, 21 de julho de 2013

O MEU Dicionário de algarvio #2

Esta é a continuação do post  O MEU Dicionário de algarvio #1

Serve para testar os vossos conhecimentos de algarvio. Sem batota! (ver regras em baixo)


 
 Dicionário por imagens: Chaminé algarvia
 
 
Hoje seguem as letras B, C e D:
(estou confiante que vão sair-se bem!)

 
1. Baracinho - cordel pequenino

2. Canito - cãozinho


3. Capacha - tapete (ou capacho)

4. Cruzeta - cabide

5. Dar de vaia - saudar alguém (chamar/ acenar)

6. Desmazia - troco

 
 
Regras:
Não vale fazer batota e ir pesquisar na net...
Quem souber mais palavras em algarvio, começadas pela letra em questão, acrescenta!

Atenção: Saliento que algumas palavras não serão exclusivas do Algarve, também se dizem, pelo menos no Alentejo e mais não sei onde ... (quaisquer reclamações enviar em papel azul de 25 linhas, com 2 selos de 5$ para o seguinte endereço: Rua de Não sei onde, n.º coisa e tal) ;-)

6 comentários:

  1. Bem, vou arriscar:
    Baracinho - Abraço
    Canito - Pequeno
    Capacha - Tapete
    Cruzeta - Cabide
    Dar de vaia - Ir embora
    Desmazia - Sem importância
    Aguardo o resultado...

    ResponderEliminar
  2. :) Não tinha visto o número 1, mas gostei muito da ideia. Desta vez acho que só sei a cruzeta que é cabide. Mas vou ficar atenta, até porque os meus avós maternos são uma casal bem janota, um algarvio e uma alentejana ;)

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    Sejam bem-vindas Teardrop e Pérola!
    Hoje fez-se história... foram as primeiras a descobrir este cantinho na blogosfera sem me "conhecerem".
    E já agora, como é que vieram cá dar?
    (Não sei se já tiveram oportunidade de perceber em comentários meus... é que eu sou mesmo muito curiosa!)

    ResponderEliminar
  4. Já actualizei o post com os significados.

    A vencedora do #2 é a Estouvadita!!! (com 33% de respostas certas!)

    Muito Obrigada a todas pela participação!

    Isto está a ficar giro...

    ResponderEliminar