sexta-feira, 12 de julho de 2013

O MEU Dicionário de algarvio #1

No seguimento desta conversa que está a decorrer num dos meus blogues de referência, Vocábulos Estouvados, resolvi antecipar a publicação do meu Dicionário de Algarvio, que consta do álbum digital sobre a minha família, de que já vos falei aqui. Chama-se a isto optimização de recursos (juntei os dois vícios)!
 
Tenho uma sugestão, num dia publico as palavras, vocês dão palpites e no dia seguinte eu dou as soluções (ainda não sei se num novo post ou alterando o primeiro), o que acham?
 
Regras:
Não vale fazer batota e ir pesquisar na net...
Quem souber mais palavras em algarvio, começadas pela letra em questão, acrescenta!
 
Atenção: Saliento que algumas palavras não serão exclusivas do Algarve, também se dizem, pelo menos no Alentejo e mais não sei onde ... (quaisquer reclamações enviar em papel azul de 25 linhas, com 2 selos de 5$ para o seguinte endereço: Rua de Não sei onde, n.º coisa e tal) ;-)


Dicionário por imagens: Amendoeira em flor
 
 
Hoje segue a letra A:
(estas são mesmo das fáceis, não me deixem ficar mal)

1. Abalar - Ir embora

2. Acartar - Carregar

3. Açucre - Açúcar

4. Albricoque - Damasco/ alperce

5. Alcagoitas - Amendoins (esta é brinde, já toda a gente sabe)

6. Alimar - Preparar carapaus alimados (se não perceberem o que é, posso explicar)


7. Almareado - Enjoado

8. Amandar - Atirar com força

9. Ãinsas - Ânsias (de vómito)

10. Artelhos - Tornozelos


7 comentários:

  1. Sem batota, aqui vão as minhas respostas, a ver o que dá...
    1 - ir (embora)
    2 - levar, transportar
    3 - açucar
    4 - pêssego
    5 - amendoins
    6 - alisar, limar
    7 - atracado
    8 - atirar
    9 - ânsias
    10 - articulações

    Podes rir-te à vontade com as minhas respostas, que eu não me ofendo... :-)

    ResponderEliminar
  2. Muito bem! Está visto que és meia algarvia... acertaste quase todas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o meu pai não usa nenhuma destas expressões! A única que eu já ouvi, dita por um algarvio, foi a nº1 (foi o meu cunhado que a disse).
      P.S. - Só agora reparei que "açúcar" está sem acento!

      Eliminar
  3. Isso (a falta do acento) é que é imperdoável!!! (nem tinha reparado...)

    ResponderEliminar
  4. Só agora vi o teu dicionário algarvio! Excelente ideia!

    ResponderEliminar