terça-feira, 9 de julho de 2013

Com vinagre não se apanham moscas...

Começo por explicar (se não perceberam até aqui) que eu tenho alguma dificuldade em exercer autoridade...  por isso preciso de alternativas mais criativas...

Passo a explicar, imaginem:

Eu, na sala, com a roupa na mão...
Ele, na sala, a correr de um lado para o outro...

Opção #1:
Eu andar atrás dele...
Não funciona porque ele acha que é para correr mais ainda!
(esquece!)

Opção #2:
Eu (sentada no sofá): D! Vem cá! Senão, levas uma palmada!
D: ... (continua a cirandar)

Opção #3:
Eu (sentada no sofá): Dêê! Vem cá, que a mamã dá-te um miminho...
D: Sim! (vem a correr!!!!!)

Depois de um beijinho e um abraço, deixa vestir a roupa!

(deixem-me gabar enquanto funciona... que isto não deve durar muito!)



2 comentários:

  1. Querida Escondida, acabaste de demonstrar que sabes e bem como exercer autoridade - isso que fazes chama-se parentalidade positiva (lembras-te de ler sobre isso no "Mum's the Boss"?). Então o que é que pode ser melhor do que pores a criança a fazer o que queres e com carinho à mistura?
    Também é verdade que a abordagem não pode ser sempre igual, temos de a adaptar conforme crescem (como bem sabes), mas o princípio está excelente. Sorte a do D (e a da mana do D)!

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada... sabe bem ouvir isso de que sabe!
    Confesso que não o fiz de forma consciente, mas agora que falas nisso, já li qualquer coisa sobre o assunto... vou ver novamente!

    ResponderEliminar